domingo, 4 de março de 2007

O reverso da medalha

Este e' o nosso terceiro dia em Nairobi. Tive mesmo que confirmar no calendario que pelo cansaco, parece que j'a ca' estamos ha' 1 mes. Antes de aqui ter chegado, muitas foram as historias que ouvi/li sobre este lugar. Boas ate', mas a maior parte delas bastante alarmistas e menos agradaveis, por isso, ja chegamos aqui com bastante cautela e apreensao. Agora que vi o que vi, tenho uma opiniao, que me diz que ha' nestas cidades duas realidades paralelas, bem mais longinquas do que nas nossas cidades. E' a Nairobi dos hoteis de 5*, dos safaris em luxuosos jipes com ar condicionado, dos restaurantes com a ementa mais semelhante da originaria de cada cliente, dos criados, dos leoes e das paisagens do National Geographic. E ha' depois a Nairobi que nos temos visto, a Nairobi vivida provavelmente por 99% dos Kenianos e digo eu para ai' por 10% dos mzungus (brancos) que aqui veem. A sensacao com que fico/ficamos e' que para nos, estrangeiros, esta cidade e' como que uma central de camionagem, um ponto de passagem, um sitio para aterrar e partir, nao para ficar aqui a passear. Esta cidade nao e' agradavel, bem pelo contrario, e' muito poluida, deve estar no topo do ranking mundial, suja, caotica, impessoal e muito sinistra. Mas o pior de tudo e' aquilo que nao se ve, mas sente-se. E' daquelas coisas que nao damos o devido valor em Portugal, mas que constatamos aqui que vale Ouro. Sabem do que falo, nao sabem, da Seguranca! Nairobi e' uma cidade perigosa. E nos somos malucos? Nao, calma. Tudo se resume sempre ao bom senso e a regras que temos que seguir, tipo nao sairmos 'a noite do hotel sem ser de taxi. De dia, embora sempre mas sempre chateados pelos vendedores de safaris e bugigangas, nao temos qualquer problema, e' que apesar de tudo esta e' tambe'm uma cidade de negocios e os altos edificios dos bancos nao deixam margem de duvidas que aqui ha' muito dinheiro. Depois de termos visto bastante do Nairobi (infelizmente) genuina, ontem fomos experiementar a Nairobi de sonho, de luxo. Fomos jantar a um restaurante fora da cidade. Saimos do hotel, apanhamos um taxi, negociamos o preco total, ida, espera por nos e regresso. Ou seja da porta do hotel 'a porta do restaurante com 2h de espera daquele homem, enquanto jantavamos. Que, pelo que parece ate nos agradece, ja que no parque de estacionamento desse restaurante ha' seguranca apertadissima e eles (taxistas) estao descansadissimos a descansar por ali, enquanto nao voltamos. E que restaurante e' este? Tem como chavao ser um dos 50 melhores do mundo, chama-se Carnivore e nao e' mais do que um rodizio. O espaco e gigantesco, e pelos vistos famoso entre turistas e locais. No meio daquele exagerado repasto, sabem que carne comemos sabem? Asinhas de frango!... Nao, brincadeira, especial especial, foi mesmo a carne grelhada de... crocodilo! Gostamos! Apesar de apenas a trincarmos cautelosamente com os dentes caninos, so' de imaginar o animal que ali nos estava a ser servido. Obrigado tio/tia ;)

8 comentários:

pedragrega disse...

Para cada mesa vem um grande tabuleiro com molhos (1 para cada tipo de carne) e saladas. Em cima do tabuleiro esta colocada uma bandeira, que, enquanto estiver erguida, significa carne em cima do prato. Qdo ficamos rendidos, baixamos a bandeira.
A carne do crocodilo fez-me lembrar tamboril.
Mas sem duvida que a realidade deste povo nao mora dentro dos portoes daquele restaurante bem frequentado.

silver disse...

ah...isso sim, komer bem e tar no relax num restaurante assim pó estiloso já gosto...a parte da montanha é que não o_O

Ju disse...

lilocas essa aventura do restaurante foi coisa pra que preço...? tenho ideia que o luxo em africa paga-se ao peso do ouro! fa, asinhas de frango nao e bem a minha ideia de comer em restaurante estiloso....:P

silver disse...

raios...eh o q dah tar okupada e ler certos posts na diagonal.......mas sempre eh melhor q ir pah montanha juana

pedragrega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedragrega disse...

Eheheheh
Joana, o jantar ficou-nos por aproximadamente 22euros a cada um, por isso nao foi nada de extraordinario(por isso e q la fomos).
Comemos Lamb, beef, ostrich(?), crocodile, chicken, saladas, molhos, batata cozida e sobremesa a escolha.

silver disse...

ves juana...n eh soh asinhas de frango (afinal n li na diagonal :P)

Anónimo disse...

Ai..baralharam esta gente com as asinhas de frango!!!Para a próxima dizem só: uma bela e saborosa carne de corcodilo, um suculento lombo de leão e umas costoletas de hiena,bem macias! ehehe assim nao ha enganos no que lêem!parece tudo africano...lol