terça-feira, 29 de maio de 2007

Pontual, quem eu?




Este post foi propositadamente atrasado um dia. "Peço desculpa pelo atraso." - quantas vezes já proferimos esta frase? Atraso versus pontualidade, mais uma bivalência que precisamos gerir todos os dias. E não é fácil, diz-se. Eu gosto, confesso, gosto de acção, ter a agenda carregada e aparentemente impossível de cumprir. Mas gosto mais ainda de chegar a horas. De não interromper oradores, de não deixar niguém à espera, isso custa-me. Mas engraçado são os resultados de um estudo sobre a pontualidade em Portugal, da AESE (se quiserem espreitem aqui). Curioso é o "eu" e o "eles". Neste inquérito, 87% dos inquiridos responderam que "eu sou pontual"; contudo para a mesma amostra 95% já consideram que "eles" - os portugueses - "não são pontuais". Ora o estudo vem a concluir aquilo que já todos sabemos. Nós os portugueses não somos pontuais. Há até casos em que se impõe um atrasozinho, proporcional à importância do intérprete. Por exemplo, uma noiva deve chegar atrasada ao altar, nem que tenha de esperar no carro, mas a horas é que nunca. E os políticos? Se a hora marcada não for as 20h (o dito horário nobre), então aí está, o líder não chega a horas. Tem que garantir a chegada de todos antes para receber a devida e desejada ovação de todos. E quantos mais casos? O estudo é ainda mais curioso ao referir que as organizações não se preocupam com a melhoria desta situação. "Sempre assim foi..." E claro, no contexto internacional, isto custa €€. Relativamente às respostas, a conclusão é curiosa. Nós temos relativamente a este assunto um cultura de desculpabilização. Essa entidade suprema que é o "eles" tira-nos a responsabilidade desta exigência e liberta-nos a consciência de eventuais mossas a quem por nós tem que esperar. Enfim, os hábitos não se mudam, ajustam-se, digo eu. E com esta saudável convivência com outros povos, talvez um dia, também nós condenemos socialmente o "atraso".

"Quem não consegue chegar a horas, chega cedo."


3 comentários:

silver disse...

eu axo q nós somos atrasados e nem sempre eh por ter agenda xeia, eh mm desleixo ou despreokupaçao ou q as vezes leva a faltas de consideraçao de quem estah ah xpera...eu pessoalmente faço sempre os possiveis pa xegar nao mto antes mas 5 minutinhos antes da hora markada, soh q as x realmente nao eh possivel :P mas os portugas sao atrasados mm, esta-nos no sangue...
qd estve no meeting em zurique verificamos que o norte da europa chega sempre a horas e kumpre o programa mas jah o sul da europa chega tarde, tah sempre na galhofa e soh falam de vinhos praia e mulheres ahahaahahahah somos o maximo!

pedragrega disse...

Eu não sou pontual, admito! Quero fazer tudo em tempo record o que nunca é possível e eu à partida já sei que não vai ser possível, mas arrisco sempre. :(

Inês disse...

Exacto Silver... Eu dou a minha experiência checa: o eléctrico por horário parte às 8h53; às 8h52 arranca do local onde está parado até onde estão as pessoas para entrar, as pessoas entram, e às 8h53 lá vai ele,qs regra não esperando por ninguém.E entrássemos nós mesmo só na última paragem do percurso,onde estava indicado chegar às 9h41,era 1 gáudio olhar para o relógio digital "9h41"...Pequenos traços de nacionalidade com influência na facilidade de progredir.