segunda-feira, 25 de junho de 2007

S. João 2007


Por que não repetir aquilo que é bom? O S. João este ano voltou a ser nas Fontaínhas, coração bairrista do centro do Porto, por entre densas nuvens de fumo dos assadores das sardinhas assadas. Com um respeitável grupo de amigos a roçar as quase duas dezenas de pessoas, os momentos foram muitos e variados ao longo da noite. Muita vida, muita alegria, muitos martelos e marteladas, muito alho pôrro a entrar pelas narinas adentro, muita gente, um céu com mais estrelas do que o habitual, conseguido com muitos e frágeis balões de S. João e claro, copos e bailarico. Mas mais fantástico ainda foi o feito da noite. A travessia total desde a Ribeira até à Foz, do tradicional percurso do S. João do Porto, terminado convenientemente, não na praia de Matosinhos, como dita a mesma tradição, mas nos convenientes aposentos nossos, logo ali ao lado, já perto das 7h da manhã!! Devem ter sido cerca de 15Km, percorridos a pé, ao longo da noite, de bailarico em bailarico, de WC em WC, sempre sempre com centenas de pessoas na mesma torrente. Esta é sem dúvida uma festa do povo, para ser vivida ali, na rua, com o povo, e isso faz deste S. João do Porto, um dos eventos anuais que mais gosto de não perder, sentindo a alma genuína e a alegria das gentes de toda esta mágica região!



20 comentários:

Anónimo disse...

como é q naquela bonita e gostosa amálgama de gente vos fui eu encontar, queridos amigos? :D bonita coincidência, que quase deixava passar, pois estive q tempos desconfiando de minha visão, dada a característica miopia e astigmatismo de minha pessoa...afinal eras mesmo tu Paulo, todo eclipsado com a música típica de s.joão...trance psicadélico...weeeeee :P

p.s.:n curtiram a moda dos capacetes vermelhos?

beijinhos

Ana Alex

silver disse...

Hurray!!

(ana-l: nao é cool falar a rimar e com a mania q se é poeta :P)

Anónimo disse...

Eu sou adepta assumida do alho porro. Por sua vez, o meu martelo verde alface estará guardado para o ano que vem para ser novamente utilizao nas mãos do Hans.

pedragrega disse...

Ahahahahah
O Hans volta pro ano? Ficou mmo fa fa... que fixolas :)

E aqueles todos dentro do carro? É que foi mmo boa ideia terem levado pra lá o carro... mesmo boa ideia... :D

Anónimo disse...

oh Fá, nem dei pela rima :/ onde? e olha, e nunca me apelidei de poetisa, gosto de escrever, e basta, com rima ou sem rima, e olha lá...queres porrada,é? anda cá...sábado ás 15h30, em frente ao governo civil...já estou com pena de ti! muahahahahahah :P

silver disse...

tu nao aparecias seker....

Anónimo disse...

Gostei muito de me ter literalmente mitrado no vosso grupo!!!
S. João sem o tradicional passeio na marginal não é S.João!!

beijinhos e abraços a todos
(eu e o Vasconcelos tivemos ke apanhar o bus e nem deu para despedir em condições do ppl)

ps: Rita obrigado por me teres apresentado ao resto do ppl - o vasconcelos não tem muito jeito para isso! ;) ;P

ADOREI!
ADIOS!!

silver disse...

Tas perdoado luis cavadas, os bus não esperam!
(kem ker q tu sejas...)

Anónimo disse...

ups....
Desculpa não era Rita mas sim JOANA!!!!!!!

Mil perdões Joana ;)

Ju disse...

luis, eu apresentei-te às pessoas...? hummm quantas cervejas foram mesmo? é que nao me lembro! a tua confusao da rita se calhar tem a mesma origem... mas entao ainda bem que te pus à vontade com o povo ;)

és um fixe e fizeste o percurso ate ao fim e chegámos todos on fire! grande grupo de valentes que nos somos!

ah, pra próxima eu e as amigas tambem vamos de bus! o metro tava engasgadissimo de gente e àquela hora já tava dificil ter paciencia!

Inês disse...

Eu e a "Joana" quer dizer Liliana e mais 2 desconhecidos de golas levantadas(acho q 1 era Tiago) ainda nos rimos com a boa-fé dos irmãos metralha...As calças abaixo é q não havia nexexidade...zzz!;)E por falar em transportes,abaixo malta q entra nos táxis sem sequer olhar p fila..A paciência era mm pouca àquela hora.Mas o Sr.Taxista era1porreiraço.."E no tempo do Fernando Gomes é q era!"

Ju disse...

lol entao afinal nao era rita nem joana, era liliana! por isso eu nao me lembrava de ter apresentado o rapaz às pessoas! hahahaha!

PV disse...

tiririrÍ
"Super Bock, patrocinador oficial do S. João"

Anónimo disse...

Quem era o luís?
Isto não está nada fácil. Espero que a Liliana que o apresentou não tenha sido eu...lol

pedragrega disse...

LOOOOOOOOL
Que confusão... a Liliana que o apresentou tb nao foi eu... A Liliana que a Inês fala, na história dos irmãoes metralha, sou mmo eu sim... mas a história dos irmaos metralha e a do Luis cavadas e diferente. Penso que terá sido mmo a Joana, mas talvez a Joana de Leiria e nao a da Barra.
:)

Anónimo disse...

Sou o Abel, tenho 30 anos e estou confuso com quem esteve no S João!!!!!
Lol

Anónimo disse...

Bom, mas o S João para mim é mandar umas marteladas nos carecas!!!! Não interessa quem.
Abaixo os chapéus!
Espero não passar a ser moda.
Assim, umas carecas reluzentes para mandar uma martelada!
Saudável hein!
Pode ser que mude de discurso daqui a uns anos, por enqt é assim :DDD

Inês disse...

Ajudando aos esclarecimentos da Liliana Litus na história Joana/Luís/apresentações, confesso-me testemunha ocular da sua ocorrência!And the winner is.... Joaninha da Barra!hehe!;)o abel agora é que já não sei...LoL!

Juz disse...

Bem eu cá só me lembro de apanhar muitas marteladas, mas mesmo sem martelo (quem é que se lembra de não levar martelo po S.John?:p) cheguei ao final da meta...
Isso sim foi espectáculo bonito de se ver...
E para terminar o galanteio do ano, em plena estação de campanhã:

"Isso era bom é com espinafres..."

Bonito, lindo, memorável!!!

P.S.: Bigada Jô e Inês por me protegerem das marteladas...HeHeHe! Foi grande noite!

Inês disse...

Juzinha, de nada nada!:)Foi 1 regalo dar uso ao meu martel(ã)o vermelho recém-adquirido!Hehe!