segunda-feira, 2 de julho de 2007

Finalmente... Na Berlenga



Fim-de-semana dedicado à região centro. Estivemos outra vez, quase, quase para desistir, por razões meteorológicas, mas mais uma vez, aí está, valeu a pena ir. Começamos por Leiria, com os amigos e programa adequado à dinâmica de grupo. No Sábado a intenção estava direccionada para a ilha da Berlenga. Com a logística das deslocações e reservas de embarcação asseguradas, chegamos a Peniche com o céu cinzento, não muito animador, mas contudo, de esperança. Por cima do manto de nuvens imaginávamos já o sol radioso que nos ia chegar cá abaixo. No barco, os homens do mar garantem-nos que o dia vai ser de sol. Compramos na farmácia seguro anti-enjôo para a viajem, sob a forma de comprimido. Eu tomo-o, sem reserva meia-hora antes da dita, assim me diz a experiência e os relatos, de tanta gente onde o estômago aqui se revoltou, de conturbadas voltas que o mar lhes deu. Chegados ao cais, parece que sim, vamos agora à Berlenga (havia já uma outra vez tentado, sem sucesso). “O mar costuma estar sempre assim agitado?” – pergunto eu ao capitão do barco, como desbloqueador de conversa. “O quê? Agitado? Hoje? Isto hoje está é um mar de senhoras.” – Responde-me o homem, todo bem disposto. “Havia era de ter vindo na 2ª, onde as ondas até por cima do barco passavam!”. E assim a conversa se desenrola, com a ilha da Berlenga a aproximar-se lentamente de nós. "Então e o barco vai sozinho, não vai ninguém aí ao leme?" - provoco eu o homem; "Vai pois!" - O homem, à porta da cabine, virado cá para fora, mas com um braço esticado lá para dentro - "Eu aqui com um dedo controlo isto tudo!" - e para demonstrar vira o leme que nos desvia do prumo da Berlenga. (sim, sim, nem tudo foram ondas). A aproximação da muralha de terra da ilha acalma as águas e assim chegamos ao porto dos pescadores. As gaivotas são às centenas. O medo dos bombardeamentos é falado. Mas aqui não há estratégia possível, não há árvores, não há abrigos. Só a sorte nos livra dessa soberania aérea de quem defeca de cima para baixo. O sol aí está. O calor também. Caminhamos calmamemente em direcção ao Forte de S. João Baptista, onde almoçamos sobre um sol abrasador. A volta pelo escadario íngreme não apetece a ninguém. Numa tentativa frustada de negociação de preço, regressamos ao porto inicial, onde também está a única praia de areia que vimos, por 3€ cada um, com direito a visita pelas grutas ali ao lado. Da gruta do sono à greta da Inês, terminamos na praia tórrida com água gélida. Tarde preguiçosa, terminada no único bar local, em grande. Regresso já com novo manto de nuvens a Peniche e Leiria. A noite de Leiria é vívida e o Grémio Literário, já nosso conhecido, dá-nos o nosso espaço. Domingo era caminhada. A dureza do dia anterior (afinal viemos para relaxar), transformam o propósito da saída matinal, numa visita ao Mosteiro da Batalha e... uns 20 min de treinos de karting. Só 2 de nós, os homens, a experimentar aquela pista, com todas as voltas cronometradas e com total controlo das máquinas. O resto do programa esteve em Ourém. Um rodízio de pizzas delicioso, uma verdadeira e agradável surpresa, após aqueles tantos Kms de estrada nacional, na pizzaria "Va Benne". Merecedor da deslocação, já que pelo que dizem, estiveram 1 ano e meio à espera do cozinheiro. A Napolitana, a 3 queijos, a de bacalhau, a... eram óptimas. Para terminar com a cereja em cima do bolo, sob a forma do seu néctar, brinde com uma (duas) Ginjinha no Castelo de Ourém, que assim deu por terminada a pintura de mais um
quadro de fim-de-semana.



11 comentários:

silver disse...

sim senhor paulo, xkeceste-te de dizer q ao akordar eras um autentiko xato, segundo dizem as más linguas :P eheh

valeu rapaziada e inda tenho o nariz assado e a marca dos ókulos!!

Hugo Pereira disse...

Resumo matinal:

- Meninas a arfar de boca aberta! :)
- Toque do tlm com música parola!
- "Mor mor mor mor!!!"
- "Quem trouxe este gajo????"
- MIKA - "Grace Kelly":
"I could be wholesome
I could be loathsome
I guess Im a little bit shy
Why dont you like me?
Why dont you like me without making me try?
...
I could be brown
I could be blue
I could be violet sky
I could be hurtful
I could be purple
I could be anything you like
Gotta be green
Gotta be mean
Gotta be everything more
Why dont you like me?
Why dont you like me?
Why dont you walk out the door!"

:)))))

silver disse...

Oh hugo tu fikaste fan do Mikazao!

Tenhu a pele do nariz e testa a desfarelar hj...

Raquel disse...

Mas o melhor de tudo foi mm o fondue de chocolate....aaahahahhaha;)

Anónimo disse...

loucas são as noites passadas naquele quarto com esta malta!!!Só me deixam divertidas recordações :)
quero mais!!aquele quarto enorme esta mto vazio agora:(
A louça continua por lavar...ai deus!

Hugo Pereira disse...

Pois pois!!! Eu já lavei loiça para 1 ano sem fazer absolutamente nada! 8)
Ok ok, eu posso carregar as cervejas de vez em quando! :)))

silver disse...

ela jah se xkeceu da loiça deita isso fora antes q xame bixesa!

doidas doidas doidas andam as galinhas...

Anónimo disse...

Não deve faltar mto...
e isto de post-its a dizer...desculpa...ah e tal...que qdo tiver tempo lavo...ah e tal...
FODA-SE lá pá falta de tempo...
Ai oh paulo e lili desculpem...não deviam ser estes os comentários.
Hugo, os meus bicos (do fogão) estão a brilhar! que esfreganço!LOL

silver disse...

opah...inda agora ouvi "sermao" do meu xefe mais velho: "fausta, tem de ter cuidado, deve por protector solar, ainda por cima uma pessoa como a fausta da area ambiente e hst"

o meu nariz soh esfarela e esta gente soh me dah conselhos de saude :P

Anónimo disse...

bota nívea no nariz,fausta!!

silver disse...

tou sempre a besuntar-me barbara maria! eh uma questao de tempo :P