segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

30º mágico momento


Cá está! Hoje, dia 03.12.2007 chego aos meus 30 anos. A data, sem nada científico que o justifique, representa um marco assinalável na cronologia humana. "Já sou um trintão!" aqui, na assumpção pejorativa do peso da idade e do afastamento dos tempos áureos da juventude, mais significando, "estou velho". Mas eu prefiro o "Estou nos trinta!", na expectativa de que a mensagem seja mais do género: a década de ouro das nossas vidas. E é esse o pensamento profundo que tenho e que me persegue no dia-a-dia destes tempos. Aos 30, estamos num dos melhores momentos das nossas vidas, física e emocionalmente. Quando a independência atinge um máximo, face à autonomia até aqui conquistada e a filho-liberdade-limitada ainda não chegada, nos deixa ainda espaço para algumas aventuras mais. Mas os 30 são ainda uma década de ouro nas amizades. À nossa volta multiplicam-se casamentos, amigos a viver maritalmente, filhos novos, filhos já grandes, novos empregos, novos desafios, novos destinos, estórias mirabolantes de vida, encontros distantes cada vez mais valiosos! E já aquela sensação nostálgica de tantas recordações boas do passado, dos 20. Mas como a história da vida, apesar de tudo se faz com as nossas mãos, digo que é obrigação nossa construir estórias nestes 30, dignas de nota futuras para, aos 40, recordar tudo tudo, ainda com mais emoção, orgulho, para pintar de muita cor, aos filhos, todos os momentos bons da vida, todos os mágicos momentos vividos.

5 comentários:

Raquel disse...

Muitos Parabéns!!!
Que venham outros 30, com momentos tão ricos como os que hj completas!!! :)

Ju disse...

Paulinho, querido amigo! Sem medo! Eu já cá estou (parec que estamos a falar do além...!)e digo-te, não dói nada e ainda te garante que estás cá e que o mundo é teu, como todos os anos bons independentemente da idade que fazes!
PARABÈNS!!

Joaquim disse...

Caro Amigo Paulo...
Apesar de ainda tenra idade já começamos a olhar para o passado com o saudosismo tão nosso característico!
É nesse passado ainda tão recente que nos parece já tão distante, na recordação das amizades não perdidas mas de outra forma vivida que devemos olhar o futuro com a esperança, o desejo e o querer em deixarmos o mundo um pouco melhor do que o encontramos e assim deixarmos a nossa marca neste mundo repleto de coisas fúteis e sem valor ao qual nos agarramos no dia a dia.
A vida, o nosso destino, somos nós que o construimos... e quando bem construido recordamos pessoas, lugares, mágicos momentos vividos com quem escolhemos partilhar esta caminhada.
Um grande abraço
Joaquim

Hugo Pereira disse...

Deixa-te de tretas e vamos mas é treinar senão os velhos dão-nos uma coça, pá! ;)

Anónimo disse...

caro Paulo:
como sempre lembrei-me de ti mas este ano não to pude dizer.
eu, aos 35 anos, tive o primeiro caso de velhice antecipada e fiquei 15 dias em casa com uma sindrome vertiginosa (que ainda ando a tratar...). mas tb te digo que estes 5 anos foram os meus melhores. a idade dos 30 é a das grandes concretizações!

miguel salgado